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segunda-feira, 29 de julho de 2013

Picapeta - Em busca da Tração Perfeita - Suspensão


Desde as primeiras voltas com o motor 2.4 16 V, ficou evidente que um bólido não se faz só com potência e torque. Claro que já sabíamos que seria necessário rever todo conjunto de suspensão, câmbio, rodas e pneus, mas não que o problema seria tão grave neste projeto.
Postei um vídeo em março deste ano, onde comentei sobre o grande problema e, neste vídeo a falta de tração tinha sido amenizada por um outro problema citado em outro tópico que foi a perda de potência que estava tendo ao utilizar o sistema de filtro de ar original da Picape Corsa (sem o filtro). Então, mostraremos o que vem sendo feito para buscar a Tração Perfeita, o caminho não é simples, nem barato, mas aos poucos e com testes em pista, chegaremos lá.

Kit Suspensão Dianteira e Traseira

O primeiro passo foi pesquisar e estudar o que tínhamos a disposição de melhor no Brasil. Depois de algumas pesquisas, resolvi entrar em contato com a Impacto Especiais,  empresa especializada em suspensões especiais na capital de São Paulo. Depois de algumas conversas, o único inconveniente para mim, era que os dados numéricos do projeto da suspensão são reservados para a empresa, o que é aceitável para evitar que outras empresas não se apropriem do resultado de anos de estudo. O que me restou foi conhecer o sistema da suspensão e passar os dados específicos da Picapeta e seu propósito. Já pensando no futuro e na gravidade do meu projeto, solicitei algo como "Arrancada Dianteira Turbo e 500 cv", além de outros detalhes. A lista fechou em:

Amortecedores Dianteiros
Kit Suspensão Dianteira - Modelo Top Coil Over.
02 Molas Modelo Race (int. 65mm)
02 Amortecedores Específicos e Aferidos.
02 Kits Roscas Completos
02 Pratos Superiores Alumínio com Rolamento Interno
02 Batentes Poliuretano
02 Batentes da Haste
01 Kit Buchas Poliuretano Inferior

Amortecedores Traseiros
Suspensão Traseira
02 Amortecedores Específicos e Aferidos.
01 Kit Buchas Poliuretano


Lembrando que a suspensão traseira da Picape Corsa é de feixe de mola parabólica e continua assim. Um aspecto interessante dessa suspensão é sua regulagem de altura na parte dianteira, assim permite que eu ande nas ruas com uma altura confortável e nas pistas posso deixar em uma posição mais baixa que permita melhor tração.

Minha avaliação da suspensão é que ela foi surpreendente até aqui, o carro não ficou extremamente duro, ando com "certo" conforto em ruas desniveladas, em acelerações a frente não levanta e a suspensão jogou a responsabilidade em outro importante aspecto, os pneus.

 No passado eu faria toda montagem na oficina de casa, mas agora, sem meu pai, preciso otimizar meu tempo e a oficina LJ Racing, nas mão do preparador Luiz Jr tem sido um grande parceiro, não só para fazer a instalação da suspensão, como também na escolha do pneus. Assunto para o próximo tópico.

Segue um vídeo mostrando dois testes. Este já foi publicado na nossa fanpage do facebook.


Abraços!

3 comentários:

  1. que bom ver novidades por aqui!
    no aguardo de novos ups hehe

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  2. Weverton, boa noite. Estou com minha 4 pick up corsa e gostaria de tirar dúvidas com vc. Quero somente chegar entre 110 a 120 cv de potência. Tive que mexer no motor da mesma pois a ponta do vira estava com folga e problemas tb na camisa. Abri 50 mm a camisa e troquei os pistões por isso, o que posso fazer para chegar no meu objetivo ? Grato willian_e@hotmail.com

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