Desde as primeiras voltas com o motor 2.4 16 V, ficou evidente que um bólido não se faz só com potência e torque. Claro que já sabíamos que seria necessário rever todo conjunto de suspensão, câmbio, rodas e pneus, mas não que o problema seria tão grave neste projeto.
Postei um vídeo em março deste ano, onde comentei sobre o grande problema e, neste vídeo a falta de tração tinha sido amenizada por um outro problema citado em outro tópico que foi a perda de potência que estava tendo ao utilizar o sistema de filtro de ar original da Picape Corsa (sem o filtro). Então, mostraremos o que vem sendo feito para buscar a Tração Perfeita, o caminho não é simples, nem barato, mas aos poucos e com testes em pista, chegaremos lá.
Kit Suspensão Dianteira e Traseira |
O primeiro passo foi pesquisar e estudar o que tínhamos a disposição de melhor no Brasil. Depois de algumas pesquisas, resolvi entrar em contato com a Impacto Especiais, empresa especializada em suspensões especiais na capital de São Paulo. Depois de algumas conversas, o único inconveniente para mim, era que os dados numéricos do projeto da suspensão são reservados para a empresa, o que é aceitável para evitar que outras empresas não se apropriem do resultado de anos de estudo. O que me restou foi conhecer o sistema da suspensão e passar os dados específicos da Picapeta e seu propósito. Já pensando no futuro e na gravidade do meu projeto, solicitei algo como "Arrancada Dianteira Turbo e 500 cv", além de outros detalhes. A lista fechou em:
Amortecedores Dianteiros |
Kit Suspensão Dianteira - Modelo Top Coil Over.
02 Molas Modelo Race (int. 65mm)02 Amortecedores Específicos e Aferidos.
02 Kits Roscas Completos
02 Pratos Superiores Alumínio com Rolamento Interno
02 Batentes Poliuretano
02 Batentes da Haste
01 Kit Buchas Poliuretano Inferior
Amortecedores Traseiros |
02 Amortecedores Específicos e Aferidos.
01 Kit Buchas Poliuretano
Lembrando que a suspensão traseira da Picape Corsa é de feixe de mola parabólica e continua assim. Um aspecto interessante dessa suspensão é sua regulagem de altura na parte dianteira, assim permite que eu ande nas ruas com uma altura confortável e nas pistas posso deixar em uma posição mais baixa que permita melhor tração.
Minha avaliação da suspensão é que ela foi surpreendente até aqui, o carro não ficou extremamente duro, ando com "certo" conforto em ruas desniveladas, em acelerações a frente não levanta e a suspensão jogou a responsabilidade em outro importante aspecto, os pneus.
No passado eu faria toda montagem na oficina de casa, mas agora, sem meu pai, preciso otimizar meu tempo e a oficina LJ Racing, nas mão do preparador Luiz Jr tem sido um grande parceiro, não só para fazer a instalação da suspensão, como também na escolha do pneus. Assunto para o próximo tópico.
Segue um vídeo mostrando dois testes. Este já foi publicado na nossa fanpage do facebook.
Abraços!
que bom ver novidades por aqui!
ResponderExcluirno aguardo de novos ups hehe
Vamos tentar seguir um ritmo melhor por aqui! Abraços.
ExcluirWeverton, boa noite. Estou com minha 4 pick up corsa e gostaria de tirar dúvidas com vc. Quero somente chegar entre 110 a 120 cv de potência. Tive que mexer no motor da mesma pois a ponta do vira estava com folga e problemas tb na camisa. Abri 50 mm a camisa e troquei os pistões por isso, o que posso fazer para chegar no meu objetivo ? Grato willian_e@hotmail.com
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