Retomando as atualizações do blog, quais são seu maiores interesses?

segunda-feira, 14 de janeiro de 2013

Vídeo Opala Sparta - Dia-a-dia com Comando Comp Cams 268H e Câmbio NV3500



Participo de um único fórum de Opalas que é o Opaleiros do Paraná. Como já citei anteriormente, sempre que percebo que um determinado assunto está sendo muito abordado, eu o coloco como prioridade para fazer um post a respeito. Nos últimos tempos, muitos têm planejado "receitas" (odeio este termo) de preparação utilizando o comando de válvulas modelo 268, para tuchos hidráulicos, do fabricante Comp Cams. Como eu já o uso por mais de 1 ano, ao invés de ficar somente relatando os fatos, decidi mostrar o comportamento do Opala no dia-a-dia. Aproveitando a oportunidade, falarei e mostrarei um pouco do câmbio da S10 4.3 V6 (NV3500) que já uso e existe tópico detalhado da adaptação aqui no blog.
Bom, antecipando algumas curiosidades que venham a surgir, vou descrever simplificadamente qual é a preparação do meu Opala.

- Bloco Opala 4.1 à Álcool (std)
- Cabeçote da Silverado (std)
- Coletor de Admissão e TBI da Silverado (std)
- Coletor de Escape da Silverado (std)
- Escape Duplo em 2,5" cada (lixo de escapamento), um abafador Mercedes
- Comando Comp Cams 268° 
- Varetas, Molas, Pratos e Travas originais da Silverado (Vou susbtituir as molas pelas corretas indicadas pelo fabricante.
- Volante do Motor do Opala 4 cilindros (2 kg mais leve que o do 6 cilindros)
- Injeção Megasquirt MS 1 Racing
- Bobina AP Mi
- Taxa: 10:1 e uso de Gasolina

Desta relação o que vem me incomodando muito e que serão os próximos ups:

1) Coletor 6X2
2) Escape Duplo de 2"
3) Molas do Comando Corretas
4) Substituição da bobina atual para a do Audi V6, desta maneira elimino de vez o distribuidor (está sendo usado travado, os avanços são feitos pela MS 1 Racing)

Bom, qualquer curiosidade, dúvida ou comentário fiquem a vontade para expor. Vamos ao vídeo:



Abraço a todos.

22 comentários:

  1. Weverton, boa noite e parabéns pelo carro.

    Vc chegou a usar este comando com uma caixa comum de 5M? Sabe qual seria a diferença de desempenho?

    Abraço.

    Everton Jr

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu, Everton!

      Amigo, usava o câmbio moderno 4M do Opala 6cil, o original do meu Opala. Não teve grandes diferenças, pq as relações são bem semelhantes, a diferença que antes o Opala parava nos 180 Km/h por falta de uma quinta.

      Não sei se entendi bem sua dúvida. Se não for esta a resposta que queria, pergunta de novo! rs

      Abraço.

      Excluir
  2. teve q adaptar q parte pra caber a caixa da S-10? tem muito gasto pra adaptar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pedro, dê uma olhada nesse post, lá tem todos os detalhes:

      http://spartaepa.blogspot.com.br/2012/12/opala-sparta-adaptacao-do-cambio-nv3500.html

      Abs.

      Excluir
  3. amigo como vc adaptou a embreagem mecanica ?pois a da s10 é hidraulica

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Junior, dê uma olhada no tópico da adaptação:

      http://spartaepa.blogspot.com.br/2012/12/opala-sparta-adaptacao-do-cambio-nv3500.html?showComment=1373462163867#c3654660504666242618

      Abs.

      Excluir
  4. Weverton parabéns pelo carro esta muito lindo eu gostaria de saber ali na parte da embreagem se quiser deixar hidraulica dá para deixar ? e quanto as estrias da embreagem não dá para usar o disco da s10 é so com isso que estou em duvida ?se conseguisse perguntar para alguem que saiba mais sobre isso iria me ajudar muito eu iria colocar cambio de omega mas dai desisti e achei um cambio em bom estado aqui barato porém aberto mas eu ja olhei esta muito bom abç

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cury, primeiramente obrigado pela participação e elogios!

      Quanto a deixar o acionamento da embreagem hidráulica é possível também, a diferença é que terá que fazer a adaptação do cilindro hidráulico no pedal da embreagem. No meu caso que não tinha as partes do acionamento hidráulico, foi mais simples assim. Caso venha um dia optar por um platô com mais carga, o acionamento hidráulico original da S10 vai precisar ser trocado por alguns componentes usados em caminhões.

      Quanto ao disco da S10, não tínhamos ele em mãos, então não dá para afirmar nada com certeza. Mas o que tem que casar é volante, disco e platô, eu já tinha o volante e o platô do Opala, então é muito mais simples trocar só o miolo do disco do Opala. Agora se por uma coincidência muito grande, o disco da S10 tiver um diâmetro muito próximo que sirva, melhor ainda. Mas não existe nenhuma dificuldade em se trocar o miolo do disco, qualquer empresa que remanufatura embreagem de caminhões, tratores, fazem isso facilmente. Mesmo assim, vou perguntar para meu mecânico, se ele sabe alguns dados do disco da S10, vi na oficina dele que tem outro câmbio lá parado igual ao meu, vai que a embreagem está por lá tb, daí já adicionamos essa informação por aqui.

      Abs.

      Excluir
  5. ola amigo,gostei muito do seu opalao,fala pra mim qnto vc gastou no investimento,com a troca,parabens pela maquina,tudo dbom,forte abraço !!! belo carro,deve assusta d montao os karas com o barulho do 6izao !! tá certo,tem q apavorar mesmo,naum tem pra maveco ou gti..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu! Não sei te informar qual foi o investimento nesse carro, nem faço essas contas para não ter que ficar pensando a respeito! Abraços.

      Excluir
  6. cara primeiramente seu karro ta bonito

    eu tenhu um opala do mesmo modelo e estou querendo kolocar uma injeçao fulltech queria sabe c vc ja viu ou sabe c da muito problema??

    e o cambio eu to montandu o mesmo esquema q o seu sei q tem nas imagens mais queria sabe c a caixa seca precisa mexer ou e a mesma???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado. O problema não é a Fueltech em si, mas o cabeçote siamês do Opala que não permite uma marcha-lenta e baixa rotação ideal. Eu utilizaria um cabeçote de Silverado ou Omega.

      Com relação a capa seca, não precisa mexer em nada.

      Abraço.

      Excluir
  7. Fala Weverton, tudo bom com você, so passando aqui para parabeniza-lo pois seu Opala está lindo, e muito bem montado, acompanho todos os seus vídeos... e parabéns também por seus esclarecimentos, pois você sempre está disposto a tirar as dúvidas da rapaziada que curte carros em geral, a pouco mais de 1 semana realizei um sonho meu, adquiri uma Caravan 81 modelo 82 4 cil. minha intençao futuramente é fazer um upgrade básico rsrs o melhor de tudo foi descobrir posteriormente que minha "caravela" é da rara versão silverstar... :D então é isso amigo, parabéns pelo seu carro! Abração!

    ResponderExcluir
  8. Boa noite ! Amigo estou injetando meu opala 6 cilindros, você poderia me tirar algumas dúvidas ?

    Vi que usa cabeçote de oemga,que bicos você usa ? Qual tbi e coletor ?
    Que modulo ?

    Obrigado, desde já.

    Se puder me passe seu facebook e conversmos por lá

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá,

      Eu utilizo coletor de admissão e escape originais da Silverado/Omega, bicos injetores originais da Silverado/Omega e TBI original desses motores também, no entanto, bicos injetores depende muito da sua preparação, caso utilize álcool já não te atenderia, mesmo em um motor original da Silverado/Omega.

      Quanto ao módulo, uso uma programável da Megasquirt, a MS 1 Racing.

      Dúvidas maiores, manda no e-mail spartaepa@gmail.com e se possível sempre participe sem estar anônimo.

      Abs.

      Excluir
  9. Weverton VB, boa Tarde Meu nome é Otávio moro em sp tenho um opala 92 6cc sera que vc poderia me indicar onde vc comprou seu comando de válvulas?

    qualquer coisa me manda um E-mail otavioaugusto1912@hotmail.com

    Muito obrigado.

    ResponderExcluir
  10. Olá, comprei no site americano Summit Racing.

    ResponderExcluir
  11. Olá, comprei no site americano Summit Racing.

    ResponderExcluir
  12. boa noite montei uma injecao ms1 rancing numa caravan 6cc o mecanico nao acertou so q ela ta com o cabecote original ai comprei uma injecao fuel inject e uma sonda banda larga tambem nao ta bom vc poderia me da uma dica de coma acerta ela .....vc poderia me passar o mapa da injecao ms1 muito obrigado

    ResponderExcluir
  13. boa noite vc poderia me ajudar montei uma injecao ms1 nao ficou bom

    ResponderExcluir
  14. ola.vc sabe me dizer se o codigo do kit desse comando é k61-244-4

    ResponderExcluir
  15. ola.vc sabe me dizzer se o codigomdo kit desse comando é k61-244-4

    ResponderExcluir