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terça-feira, 7 de agosto de 2012

Opala Sparta - Sistema de Alimentação


Aquela piadinha que vazamento em Opala e cheiro de fiofó ninguém tira tem me deixado um pouco inquieto e percebi uma coisa no meu Opala, enquanto eu não trocar tudo que existe de original ou que foi feito de forma "criminosa" por antigos proprietários ou mecânicos, o fiofó vai continuar fedendo! Até a poucos dias, os vazamentos eram:
  • Água de Arrefecimento pela gaxeta da bomba d'água.
  • Óleo pela junta da tampa de válvulas.
  • Óleo de freio - Não confirmei ainda, mas provavelmente nos reparos do cilindro mestre.
  • Combustível pela mangueira de alimentação na junção com o filtro de combustível.

Bom, os vazamentos são estes, mas como o próprio título do post diz eu resolvi atacar primeiramente o mais perigoso, por ser mais inflamável e também porque o vazamento era muito grande. Dei partida no Opala, só para dar uma girada no motor mesmo, sai de perto, e depois de uns 3 minutos volto e vejo uma grande poça de combustível escorrendo por debaixo do carro, desliguei o mesmo, sequei o combustível espalhado e concluí que chegou a hora de fazer o que deveria ter feito há muito tempo. Mangueiras de qualidade e novas.

Primeiro, removi todo o circuito de mangueiras antigas. (Mentira minha, se tivesse retirado elas antes não teria comprado mangueiras de sobra, mas para a organização do post, fica melhor assim!)  Mangueiras endurecidas, rachadas e com as entradas/saídas alargadas. Dêem uma olhada se isso deveria estar no meu Opala!




Hora de escolher a mangueira, medi mais ou menos e pedi 10 m de mangueira, descobri que meu fator de segurança está um pouco alto, porque sobrou 2 m. Depois de ter o comprimento, precisamos conhecer o diâmetro interno, medi a saída da bomba (8 mm), medi o filtro de combustível (6 mm), as conexões da mangueira na flauta (8 mm). Então percebi um erro ai e que muitos comentem, em que adianta todo circuito em 8 mm se o filtro tem 6 mm? É quase o mesmo que todo sistema fosse em 6 mm, não o é, porque existe ainda as perdas de carga pela área interna das mangueiras. Bom, diâmetro interno da mangueira definido e de acordo com o que a alimentação do meu Opala precisa. Quanto a marca, a cidade onde o carro está é pequena, então vamos na melhor que existe na cidade, Ballflex, uma mangueira muito bem reforçada com trança de fibra sintética que suportam até 20 bar de pressão, serve para ar, combustível ou água. Infelizmente as medidas são em polegadas, então os passos entre um diâmetro e o superior é muito grande, por exemplo, ou você pega uma de 8 mm ou uma de 9,5 mm, não existe 9. Mas para meu caso, tudo ok. Mandei "grampear" os tubos conectores da flauta na mangueira e lógico que não poderia deixar de ter dado uma polidinha para um brilho!



E quanto ao filtro de combustível?  Tem uma coisa que eu me divirto muito que é ao invés de olhar em catálogos na internet, vou logo na loja e fico xeretando nos catálogos deles e questionando logo qualquer dúvida que apareça, é raro eu sair de uma autopeça em menos de meia hora de enrolação! Bom, como sou meio fã de Chevrolet (hoje nem tanto), isso me levou a procurar direto um filtro de combustível de um carro da marca, pensando comigo, vou atirar logo no filtro do Astra Flex, 140 cv, álcool, deve ter uma vazão legal e o diâmetro que preciso, solicitei uma e falhei, medi e só tinha 6 mm também, então solicitei ao vendedor uma que ele conhecêsse que tivesse esse diâmetro maior, filtro do Gol Bola 1.6 AP, na mosca, 8 mm! Olha ai a diferença:



Como esse filtro é para ser usado nos originais com os conectores das mangueiras originais, fui na empolgação e comprei os conectores também, sem perguntar o preço, caí do cavalo!


Falando em preços, ficou assim:
  • Mangueira : R$ 7,50 por metro (8 mm)
  • Filtro: R$ 18,00
  • Concetores: R$ 14,00 CADA
Sozinho se monta tranquilamente e ficou assim:


Ficou faltando finalizar o serviço fixando as mangueiras com abraçadeiras.

Uma outra dica que não uso no meu Opala, mas que é o correto, é com relação ao diâmetro da mangueira de retorno que deve ser um pouco maior que o da admissão. No meu não fiz assim, porque aproveitei as partes originais do tanque. Outra dica, o retorno ao tanque deve ser por cima e nunca por baixo, já cansei de ver essa cagada por ai. Repare no retorno do meu Opala, fica bem acima. Retorno tem que ter menor resistência possível.

Fica ai algumas dicas!

Abraços.

3 comentários:

  1. Vai estar pronto para semana que vem??

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    1. Rapaz, se vc não tivesse entrado como "anônimo" daria para eu saber do que se trata! hahaha

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  2. amigo poderia me informar qual bomba de combustível você usa no opala? a adaptação é difícil? cara estou estudando engenharia mecânica tbm mas não tenho nenhuma noção de IE kkkkkkk, meu projeto eh um coupé 77 home made com uma adaptação parecida com o seu, mais nem sei se cabe... (o AC eu sei q não cabe)
    PS: no aguardo do post detalhado sobre a adaptacao da IE...

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