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sexta-feira, 10 de agosto de 2012

Opala Sparta - Diferencial Dana 30 - Um pouco de zelo, tadinho!
















Já relatei em posts anteriores que o diferencial presente em meu Opala é provisório e era o que tinha disponível para colocar o carro para andar na época. O diferencial original dos 6 cilindros Braseixos, de relação 2,73 (41 por 15), não resistiu por duas vezes algumas maldades minhas. Em um burn-out, quando soltei o pé da embreagem, a planetária foi embora, um mês depois uma tentativa de 360°, levou o pinhão e coroa e deu fim no Braseixos. Depois disso, entrou o que tinha no momento, um Dana 30 do Opala 4 cc, relação 3,53 (46 por 13). Não é que esse diferencial vem me surpreendendo! Então resolvi presenteá-lo!


Os opaleiros já deixaram claro que esse diferencial suporta 200 cv sem exageros nas manobras, com os 180 cv estimados e com as diversas brincadeiras que faço, ele tem suportado bem. Como quando instalado, não fui eu quem montei, resolvi abrir ele para dar uma limpada, colocar óleo novo e um molykote. Ao abrir:


Óleo com uma aparência estranha:


Tampa com a parte interna com diversos pontos de corrosão:



Itens comprados:
  • Junta para Diferencial Dana - Opala 4 cilindros - R$ 7,00
  • 2 Litros de Óleo Lubrax SAE 90 GL-5 - R$ 12,00 por litro
  • Molykote FC 50 gr - R$ 20,00
  • Cola para Juntas (Vermelha) - R$ 7,00
  • Querosene - R$ 9,00

No manual do Opala, diz que vai 900 ml, mas no meu entrou mais ou menos 1,2 L juntamente com os 50 gr do Molykote. A referência que uso é quando começa a vazar pelo furo, onde vai o tampão de borracha, com o carro sentado no chão, obviamente.

Depois de tudo aberto e limpo manualmente com panos e papéis, fiz uma limpeza com pulverização de querosene, através de pistola com compressor de ar, não gastei nem 200 ml para isso e faz uma limpeza legal. Depois sequei muito bem com o próprio ar de compressor. Raspei e lixei bem as bordas do diferencial onde vai aparafusado a tampa. Ficou assim: 



Bom, tudo desmontado é hora do capricho que não abro mão. A pintura externa da tampa do diferencial estava com vários pontos de corrosão por baixo da pintura, então com lixas d'água 220, espátula e escova de aço, chegamos nesse ponto (sim, deu vontade de deixar ela assim no metal polido, mas se olhar bem verá que tem umas manchas/pontos e se eu fosse tirá-las poderia deixar a parede da tampa muito fina):


E a parte interna passou pelo mesmo processo e ficou assim:


Com os parafusos em ordem, dei uma polida neles e os envernizei depois (aqui ainda estão sem verniz):


Então, pintei a tampa com spray preto para alta temperatura e envernizei. Resolvi dar um destaque no fabricante do dana, SPICER:


Então foi esperar o verniz secar e fazer a montagem. Serviço pronto:


Com relação ao Molykote, esta bisnaga que comprei é de fluido concentrado utilizado para câmbios e diferenciais, 50 gr atende até 3 L. Molykote é um aditivo de bissulfeto de molibidênio de eficacidade já comprovada para redução de atrito e, consequentemente, desgaste. Obviamente, ele não vai ajudar o meu diferencial a suportar maior torque/potência ou minhas brincadeiras, mas vai garantir uma sobrevida no seu desgaste natural e redução de ruídos.

Antes de me despedir, gostaria de agradecer ao ForumCarros, onde fizemos uma parceria na última quarta-feira, uma relação ganha-ganha. Manteremos na aba Parceiros, o link do Fórum.

Abraços.


11 comentários:

  1. Parabéns pela dica, agora gostaria de perguntar se por acaso este diferencial casaria bem com cambio do Omega 4.1, pois tenho uma caravan 1992 que está com motor 250s, mas acabo de comprar este cambio que já esta pronto para colocar.

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    1. Vc quer dizer no sentido de escalonamento ou adaptação física? Em termos de adaptação tem que checar o que será preciso fazer com relação ao cardã, só vendo ao vivo mesmo. Se for no sentido de escalonamento, dps posso fazer essa análise para vc. Abs.

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  2. Weverton, no meu opala também uso o dana/spicer 30 relação 3:54 mais ele ja ta roncando e começou a dar uns estralos quando se sai de primeira marcha. Fui apreçar coroa e pinhão e ficaria por 850 e acabei optando por comprar um braseixos usado mais em ótimas condições pagando 150 reais. Vou fazer a troca e depois quando sobrar tempo $$$ compro as peças e monto novamente o dana. Grande abraço (Opalagyn).

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  3. Amigo, meu opala está com Dana 44 relação 3:72, meus planos são de usá-lo em estrada, ele é bom pra esse fim?

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    1. Depende de qual câmbio você tem instalado ai, mas se for qualquer um de Opala, a relação final vai ser muito curta para o dia-a-dia.

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  4. Bom dia brother opaleiro!! gostaria de de saber da sua opinião sobre bielas originais p um GM 250 turbo de 300 hps.?Será que só com os parafusos ARP ja da p segurar ou terei que elaborar uma potencia mais baixa p evitar quebras?.Usarei o mesmo comando que vc tem,ja esta em mãos,inclusive foi no seu face que achei sobre os NPs das molas travas e pratos..

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    1. Beleza, Frederico? 300 cv no motor original é confiável até mesmo com parafusos originais. Utilizo essa potência em meu carro de manobras e olha que se exige demais do motor, até hoje nunca tive problemas.

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  5. Ola amigo, sabe onde posso achar a junta do diferencial? Nao estou achando. Meu diferencial eh o original do 4cc, mas estou com um 6cc. Abcs

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    1. Cassio, qualquer loja de autopeças se encontra isso. Só saiba dizer qual é seu diferencial.

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  6. Parabéns vc e muito caprichoso. ... :)

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  7. Ola Weverton, tbm gosto de brincar, mais ja estou no 4 diferencial trocado, era tudo braseixo, esse spicer tem dele 6cc ?

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