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quarta-feira, 1 de agosto de 2012

Comandos em Ação - Você sabe tudo que precisa saber? (Parte 5)


Quando começamos a falar de um assunto sempre é bom esclarecer conceitos e definições. O assunto é levante ou lift, mas quem é que já não sabe o que é isso? Dias atrás minha mãe me ligou perguntando se eu manteria o lift de 9,9 mm, já multiplicado pelo fator do balancim, original do comando 1.6 B do corsa, dai disse que usaria um com 10,95 mm, então ela reafirmou, que bom meu filho, quanto mais levante melhor para altas rotações, desde que você esteja atento aos demais aspectos do comando e conjuntos de acionamentos que criam limitantes, dai disse que estava atento a esses detalhes, então ela disse que estava preocupada e nem conseguiu dormir na noite anterior. Mãe é mãe né, sempre preocupada com a gente!

Levante ou lift é basicamente o quanto, medido em unidades de distância, o lobe do comando abre as válvulas. Em motores que utilizam balancins, precisamos usar o fator multiplicativo que o balancim transforma o movimento, por exemplo, o comando 1.6 B tem 6 mm de levante no comando e o balancim tem fator multiplicativo de 1,65, portanto, o levante nas válvulas é de 9,9 mm. Só deixando um extra, o balancim roletado desses motores família 1 da GM tem fator multiplicativo de 2,1. Resumindo, nestes casos, temos o levante no comando e o levante na válvula para serem analisados.


Não existe a necessidade de um relógio comparador para medir o lift/levante, basta um paquímetro, pegue a medida H da figura abaixo e subtraia da medida D que é o círculo base e pronto. Essa minha mãe sabe também, nem precisava colocar isso aqui!



Bom, vamos agora entrar em assuntos que minha mãe talvez não conheça!

Não me lembro de ter lido alguém comentar a respeito nos fóruns que eu participo, então saiba que o levante está intimamente relacionado ao diâmetro da válvula de admissão. Seguem algumas faixas de aplicação:
  1. Motores com válvulas de admissão de diâmetro entre 35,5 mm a 38,1 mm devem ter levante entre 10 a 12 mm.
  2. Motores com válvulas de admissão de diâmetro entre 44,5 mm a 47,6 mm devem ter levante entre 10,7 a 14 mm.
  3. Motores com válvulas de admissão de diâmetro entre 50,7 mm a 57,3 mm devem ter levante entre 12 a 16,5 mm.
A maioria dos motores modificados de 4 a 6 cilindros têm levantes entre 9,5 mm e 14,0 mm. O grandes motores V8s tem na média, levantes entre 11,5 a 16,5 mm. Como essas informações foram retiradas de livro estrangeiro, infelizmente as medidas de válvulas citadas não abordam todo o universo brasileiro de diâmetro de válvulas, mas para as medidas que estão fora das relacionadas acima, podemos ter uma idéia de qual levante usar.

No começo, minha mãe disse que quanto maior o levante, melhor em alta rotação. É verdade? Sim, mas tem seus limites. Quanto maior o levante, melhor o enchimento dos cilindros, no entanto, se o levante for maior do que deveria ser, começa ocorrer perdas de fluxo, pois ocorre um descolamento do fluxo de ar da superfície da válvula, e quando ocorre esse descolamento, é gerado mais turbulência e menos enchimento do cilindro, portanto existe um ponto de levante máximo que começa a nivelar o fluxo e não adianta passar deste ponto.

O que dissemos até agora, se trata do levante das válvulas de admissão! E as de exaustão? Bom, essas não tem problemas com deslocamento de fluxo, então o levante pode ser mais alto na exaustão e com isso utilizar válvulas de exaustão menores. Um exemplo, o comando original GM família 1, roletado, tem levante de exaustão um pouco maior que o de admissão.

Como disse acima, tudo pode ser calculado, mas são cálculos complexos, caso prefiram trabalhar com uma aproximação, os limites máximos para levantes são calculados baseados no diâmetro do cilindro, assim temos:
  1. Admissão: 15% do Diâmetro do Cilindro
  2. Exaustão: 20% do Diâmetro do Cilindro

Até agora, falamos de levantes máximos, mas é bom saber o porquê de existir também o levante mínimo como mostrado lá em cima. Levantes da válvula de admissão, diâmetro da válvula de admissão e duração da admissão influenciam diretamente na velocidade do fluxo admitido no cilindro. Quanto maiores forem o levante, o diâmetro da válvula e a duração, melhor o enchimento em altas rotações, mas também causa perdas em baixas rotações devido a diminuição da velocidade do fluxo. Quanto menores forem o levante, o diâmetro da válvula e a duração, maior será a velocidade do fluxo e ai que está o limite, a velocidade do fluxo não pode atingir a velocidade do som, que é de mais ou menos 1.235 km/h no ambiente ar e varia conforme temperatura também. Quando a velocidade do fluxo atinge a velocidade do som, ela sofre as consequências geradas pela compressão das ondas de pressão sonoras, que formam a chamada "Barreira" do som, além das ondas de choque. 

Quando se fala em levante, todos analisam somente o levante máximo, mas vale lembrar que quanto maior o levante máximo, mais rápido é a abertura das válvulas e maior é o atraso para fechar, assim o tempo em que a válvula fica aberta é maior, portanto, melhor o enchimento também nos levantes intermediários, confira no gráfico abaixo a comparação entre dois comandos iguais com levantes diferentes:


Bom, pessoal, está ai mais um capítulo a respeito de comandos. Já se foram 5 capítulos e preciso de pelo menos mais 2 para dar uma idéia legal de tudo que envolve o assunto. Os próximos serão a respeito de rampas de aceleração e comandos específicos para carros turbos. Caso alguém sinta falta de algo específico, sinta-se a vontade em solicitar um estudo.

Um grande abraço.


8 comentários:

  1. Muito legal a iniciativa de fazer essas postagens cara.. Estou começando a montar um Opala 6cc e estou tentando aproveitar ao maximo td que tenho lido aqui e no forum opaleiros do parana... Aqui na minha cidade n tem preparadores bons.. Os melhorzinhos estão a mais de 400 km de distancia.. Então pretendo eu mesmo montar... Espero que dê certo.. Abraço e parabens!

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    1. É isso mesmo, Bruno! Tem muita gente que se diz preparador por aí! Em cidade pequena então nem se fala. Mas tome cuidado e se prepare bem porque motor de opala é quase mecânica pesada e cheio de detalhes! Abraços e boa sorte!

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  2. Weverton,
    no site da Summit eles informam o valor do lift em outra unidade de medida, como a trasnformo em mm?
    Evander

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    1. Multiplica o valor de lá (que está em polegadas "in") por 25,4 e o resultado é em "mm".

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  3. Boa matéria, pena que parou de escrever.

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  4. Tenho um opala 4c 2.8 c/ 2E 4/2 cabeçote c/ válvulas adm blazer,uso só nos finais de semana .não se o que comando usar.está com torque em baixa em alta fica fraco.obrigado

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  5. Pena mesmo, muito aguardo as próximas partes

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