A duração de um comando e o diagrama de fase estão sempre casados, mas a duração pode ter diagrama de fases diferenciados, isso ficará melhor entendido até o fim do post. Lembrando que a duração é o tempo medido em graus do virabrequim em que as válvulas estão fora dos assentos, ou seja, abertas e o diagrama de fases é basicamente a relação dos quatros ângulos que determinam a duração do comando. São eles:
- Ângulo de Fechamento das Válvulas de Admissão (FA)
- Ângulo de Abertura das Válvulas de Admissão (AA)
- Ângulo de Abertura das Válvulas de Exaustão (AE)
- Ângulo de Fechamento das Válvulas de Exaustão (FE)
Rapidamente explicando o básico. Acima está um diagrama de fases simplificado mostrando os ângulos supracitados. Então, qual a duração deste comando?
- Admissão (Azul) = Abre em 25° antes do PMS e Fecha em 55° após PMI = 25° + 180° + 55° Admissão = 260°
- Exaustão (Verm.) = Abre em 55° antes do PMI e Fecha em 25° após PMS = 55°+ 180° + 25° Exaustão = 260°
- Portanto, esse é um comando simétrico com duração 260°/260° e vamos supor que seja na referência 0,001 in de levante.
Outro exemplo:
Vamos determinar a duração novamente:
- Admissão (Azul) = Abre em 30° antes do PMS e Fecha em 50° após PMI = 30° + 180° + 50° Admissão = 260°
- Exaustão (Verm.) = Abre em 55° antes do PMI e Fecha em 25° após PMS = 50°+ 180° + 30° Exaustão = 260°
- Portanto, esse é um comando simétrico com duração 260°/260° na suposta referência 0,001 in de levante.
Podemos perceber então, que mesmo que a duração de dois comando sejam iguais, seus ângulos de aberturas das válvulas podem ser diferentes e isso altera características importantes e decisivas no processo de escolha de qual comando utilizar.
Então, fica a próxima dica: sempre solicite o diagrama de fases do comando tanto para o levante de referência da duração "comercial" e para 0,05 pol.
Voltando a falar dos ângulos de abertura e fechamento do diagrama de fases, o ângulo de fechamento das válvulas de admissão é o mais importante deles. Fechando a válvula de admissão mais cedo, consegue-se um torque maior em baixa rotação, como nessa fase a inércia do fluxo é baixa, então menor quantidade de mistura é empurrada de volta a admissão com a subida do pistão em direção ao PMS, já que a válvula fecha mais cedo. O contrário ocorre quando se fecha a válvula de admissão mais tarde, em baixa rotação teremos uma perda de torque pelo maior quantidade de mistura sendo empurrada pelo pistão de retorno a admissão, porém em alta rotação, a inércia do fluxo é alta, então se consegue um aumento da eficiência volumétrica nessas rotações, trazendo maior torque/potência.
Portanto:
- Avançando o comando, a válvula de admissão se fecha mais cedo, melhor torque em baixa rotação.
- Atrasando o comando, a válvula de admissão fecha mais tarde, melhor torque em alta rotação.
- Isso não acontece com todos motores originais, principalmente quando se busca mais potência em alta rotação, muito dos motores já vem na configuração (adiantamento/atraso) para potência máxima.
- A mesma duração de admissão e exaustão para o levante especificado;
- Ângulos de abertura e fechamento alterados, incluindo nosso objetivo principal que foi atrasar o Ângulo de Fechamento das Válvulas de Admissão, fazendo-a fechar mais cedo e tendo assim maior torque em baixa rotação.
- Assim, mantemos o mesmo comando, a mesma duração, o mesmo overlap e o mesmo lobe center.
Neste post, poderíamos já entrar em detalhes da características do comando como o lobe center e overlap, mas prefiro deixar este assunto para post futuro, pois vai precisar ser aprofundado em determinados pontos já que vai ir na contramão de muita coisa que já foi dita pelos fóruns e que acabou virando "verdade", inclusive eu já cometi esse erro pelos fóruns! Ficou curioso, aguarde próximos posts.
Grande abraço.
So uma pergunta....estou montando um...quero colocar um comando 298...tenho que travar meus tuchos, pois eles sao hidraulicos...e tenho que trocar as ingrenagens tbm....?
ResponderExcluirWeverton, entendo que na figura logo acima, em relação ao fechamento da admissão, o diagrama do lado esquerdo foi atrasado. Dessa forma, vc ATRASA o fechamento da admissão, o que piora o torque em baixa. O texto, ao meu ver (item 2), diz o contrário. Procede?
ResponderExcluirLuiz, na verdade o desenho está correto para Adiantamento do comando e não Atraso do comando, vou corrigir só o início onde citei errado: "Exemplificando, se atrasamos o comando abaixo em 5° (virabrequim), teremos então:", onde está "atrasamos", vou corrigir para "adiantamos". Obrigado pela observação!
Excluirde onde saiu aqueles 180º no calculo ?
ResponderExcluirde onde sai os 180º dos exemplos ?
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