Não contei para ninguém que havia comprado, exceto minha esposa que também ouviu o ronco antes da compra e curtiu muito! Fiz uma revisão geral em uma semana e no fim de semana a seguir saí às 03:30 da manhã de Brasília rumo a cidade do interior de Goiás à 400 km. Objetivo da viagem, fazer meu pai e meu irmão arrepiarem também! Fui a 120 km/h, média de 7 km/l no álcool com um carburador H-34SEIE, câmbio 4 marchas e diferencial Braseixos 2,73:1 (se vc percebeu nos escritos do vidro antes da compra, sim, fui enganado quanto ao diferencial) . Em uma descida, dei um sufoco no prisma 1.4 que minha esposa dirigia junto, não lembro se ganhei de final, acho que sim. Cheguei na cidade, direto para o lava-jato, depois do banho troquei aquele horrível painel traseiro por um zero da Cibié que havia comprado pela internet no período da revisão, um make-up com cera de carnaúba na lata e muito pretinho nos borrachudos pneus e a máquina estava pronta para a surpresa.
Estacionei o carro na garagem fechada de casa lá pelas 09:30 da manhã, abri as portas que dão acesso à casa, meu irmão dormia ainda como já planejava. Fui ao quarto, acordei-o e disse: "escuta o novo escape que coloquei no Prisma", ele não saiu da cama, como já previa. Fui para o carro, dei a partida e algumas boas bombadas no acelerador, olho então para o lado e vejo meu irmão com cara de bolacha trakinas. Será que ele arrepiou? Que pena que não filmei! Mas aí está o Comodoro nesse mesmo dia:
Esse foi o começo de uma história sem fim!


Bom, deêm uma olhada nos vídeos abaixo, eles representam parte daqueles 50% que representaram a minha alegria:
E o estresse e tristeza que representam os outros 50%? Vou resumir numa lista:
- Carburador Webber é muito sensível a temperatura ambiente, de dia é um acerto, de noite é outro. É um ótimo carburador para competição, para o dia-a-dia eu não gostei. Em um mesmo dia, com o mesmo acerto e mesma pista, por volta das 15:00 medi um 0-100 no G-Tech e deu 10 s, a noite fui ao mesmo local baixar o tempo, fiz 11 s.
- Não consegui regular a fase de transição lenta-alta, entre 2.000 e 3.000 RPM, a mistura sempre ficou muito rica. Mas aqui cabe ressaltar que eu não tinha todas as ferramentas adequadas para um acerto de giclês.
- O Opala fica em outra cidade, ando nele duas vezes por mês, toda vez antes de andar precisava desmontar a tampa do carburador, para dar uma geral. Se deixava álcool no carburador, nesse intervalo, criava-se um gel, se não deixava, então era criado uma "fibra" branca, ambos sempre entupiam os giclês.
- Sempre depois de umas boas aceleradas, a regulagem saia do ideal.
- Platô não pode ter sido só de 700 lbs, pois o mesmo quebrou 3 cabos de embreagem e entortou o garfo original, precisei instalar um de Silverado. Quanto a ser pesada? Só eu dirigia, pois ninguém mais se arriscava ou tinha força para apertar aquilo. Imagina a confiabilidade do carro, eu saía de casa já pensando que o cabo não iria aguentar. A Displatec me garantiu que era de 700 lbs após reclamação.
- Dois diferenciais Braseixos 2,73 quebrados em menos de dois meses.
- Cabo do acelerador. No começo era muito duro e não abria toda a borboleta. Modifiquei a haste do carburador, melhorou, ficou mais macio e não é que de vez em quando ele abria toda a borboleta.
- Ar condicionado. Muito dinheiro investido para reinstalar o ar condicionado e tudo desandar por um simples problema de correia. A correia simples do Opala não se mantinha nas polias quando eu acelerava mais rapidamente, lembrando que o motor já não era mais original e o giro subia bem mais rápido. Ou eu andava devagar com ar condicionado, ou eu podia voltar pelo caminho feito para procurar a correia na rua. Testei diversas soluções e encontrei a menos estressante: deixei sem a correia.
- O estopim para uma nova proposta de projeto se deu quando na última troca por um diferencial dana 30 3,54 (foi o que achei na época), o mecânico montou tudo e não percebeu o grande empenamento do cardã causado nesse vídeo abaixo. Em determinada rotação do cardã, a trepidação do carro era capaz de tirar um magrelo do banco. Com o encurtamento da relação, a rotação do dia-a-dia caiu naquela fase intermediária do carburador. Encostei o carro em casa em um dia, e no outro, o motor de partida não mais funcionou. Então, deixei ele em coma por uns 6 meses.
Este foi o momento de reflexão, mais estudos e a idealização de uma nova proposta. Parti da premissa básica que eu queria um carro de baixa manutenção, confortável, forte e confiável para o dia-a-dia. Com esta premissa determinei que montaria embreagem original e injeção eletrônica. Embreagem original é simples, tira uma e monta outra, mas injeção eletrônica tem diversos caminhos com diversos produtos. Estudei muitas opções e escolhi a que me mostrava ser mais eficiente e com um nível de adaptações menores. Então, resumidamente, optei por manter o bloco e seus componentes originais do opala à alcool e troquei todo o resto pelo da Silverado e nisso incluíu tudo mesmo, como cabeçote, tampa de válvula, comando, compressor do ar condicionado, bomba d'água, direção hidráulica, alternador, coletores de admissão e exaustão e demais itens menores. Como o comando da Silverado não se mostrou ideal para o que eu pretendia, adquiri o comando Comp Cams (268°), ligeiramente melhor que o do Omega 4.1. Taxa de 10:1 e combustível gasolina. E o resultado até o momento é esse:
Para não prolongar ainda mais este post, vou detalhar o caminho da adaptação da injeção eletrônica em post futuro. Já estava esquecendo, apesar do coletor de exaustão e escape ridículo que estou utilizando, ambos cheios de amassados, o carro está muito bom e estou muito feliz. Esse é o meu Opala, Sparta. E como disse lá no começo, a história é sem fim, muito está por vim.
Grande Abraço.
Para não prolongar ainda mais este post, vou detalhar o caminho da adaptação da injeção eletrônica em post futuro. Já estava esquecendo, apesar do coletor de exaustão e escape ridículo que estou utilizando, ambos cheios de amassados, o carro está muito bom e estou muito feliz. Esse é o meu Opala, Sparta. E como disse lá no começo, a história é sem fim, muito está por vim.
Grande Abraço.
Muito bonito o Opala e o post está muito bem redigido.
ResponderExcluirContinuem com o bom trabalho ;D
Obrigado, Iago! Só estamos começando, o bom trabalho vai melhorar com o passar do tempo! Abs.
ExcluirAí amigo, a imagem que tem do opala preto em desfoque é de sua autoria?
ResponderExcluirSe sim tem um site que está usando ela: http://mbiautopecas.com.br
Olha o print:
http://img145.imageshack.us/img145/6780/rouboy.jpg
Sim, é de minha autoria (cuido dessa parte no blog). Por mim não vejo problema, considero até um elogio. Vou ver a opinião do Weverton tb. Obrigado pelo aviso.
ExcluirMuito legal, Tenho um Opala 4.1 Diplomata 6CC, chamo de Caveirão, tenho um adesivo de Uma Caveira na Capô escrito METALLICA e por sinal a musica de fundo é maravilhosa.
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