No 1° post da Picapeta, falei um pouco da história desse carro, agora vou mostrar onde estamos atualmente, pois tem muita gente que segue o projeto tanto no http://www.corsaclube.com.br/ quanto no http://www.xpeedclub.com.br/, então convém eu mostrar as novidades no projeto e depois, aos poucos, ir mostrando o que já havia sido feito. Nós do Sparta EPA, temos mania de organização e limpeza. Toda peça que passa em nossas mãos, sempre as deixamos assim, além da revisão que é dada. As últimas novidades foram a aquisição dos bicos injetores, coletor de admissão, flauta e regulador de pressão. Vamos lá.
O coletor de admissão que adquiri há mais de 1 ano é do modelo do vectra 2.0 16 V. O cabeçote 16 v dos vectras são iguais tanto para os motores 2.0, 2.2 e 2.4, então qualquer coletor de admissão e escape são intercambiáveis. Como o motor 2.4 16v utiliza borboleta eletrônica e essa não fazia parte do meu projeto, então adquiri esse do 2.0 16 v mesmo, juntamente com o coletor e flauta.
Segue abaixo três vistas do coletor de admissão ainda sujo:
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Fiz uma lavagem usando "solupan" para retirar todo o óleo:
Pintei o coletor utilizando spray de alta temperatura prata e envernizei:
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Com relação aos bicos injetores: A idéia do projeto é fazer o motor rodar inicialmente aspirado e só com combustível álcool e quando chegar na fase turbo, adicionar uma segunda bancada de bicos exclusiva para ela. Como não pretendo atingir uma potência mais alta que a original do motor nessa primeira fase, nada melhor que utilizar os bicos originais do modelo 2.4 16 v.
Os bicos originais do vectra 2.4 16 v Flex são os modelos BOSCH, código 0280 156 281 :
As características desse bico que levantei em catálogos e também com o "Overspeed":
Portanto, para a pressão relativa de trabalho do sistema de alimentação de 3 bar (300 kPa), temos uma vazão mássica de 239 g/min que equivale a 31,6 lb/h. Os bicos são de alta impedância, o que é ideal para a injeção megasquirt, ou seja, não preciso elaborar sistemas de resistores ou comprar um "Peak and Hold".
Outro ponto de destaque é que esses bicos foram projetados para trabalhar com 3,8 bar, mas nos vectras trabalhavam com 3 bar, ou seja, caso queira um pouco mais de potência, ainda tenho uma reserva dentro do que foi projetado, bastando alterar o regulador de pressão.
Pelo alto valor pago por estes bicos, fui questionado no forum XpeedClub, que daria para comprar os bicos Deka de 80 lbs/h. Então expliquei da seguinte maneira:
"Para se ter uma marcha lenta adequada e de fácil acerto é necessário que o tempo de pulso de cada bico injetor seja no mínimo 1,7 ms. Menos que isso, qualquer variação de 0,1 ms trás grandes alterações na mistura. Exemplificando, suponha que estejamos com 1,2 ms para uma lenta que ainda está um pouco pobre, então resolvemos aumentar o mínimo, que é no meu caso (megasquirt), 0,1ms, então aumentaremos para 1,3 ms. Como o dead time médio de um bico desses é de 1,0 ms, quer dizer que daqueles 1,2 ms e 1,3 ms, estamos trabalhando na verdade com 0,2 ms e 0,3 ms, portanto quando se aumenta de 1,2 para 1,3, temos um aumento na mistura de 50%. E ai? Fudeu! Venda os bicos de 80 lbs/h e procure os corretos para seu projeto.
O que agrava no meu caso é que vou fazer a injeção no modo banco-a-banco, não vou fazer sequencial, o que dificulta ainda mais isso que disse acima, pois divide o tempo de injeção do ciclo pela metade.
Como pode ver, não é loucura pagar o preço pelos bicos corretos ao seu projeto."
Os bicos originais do vectra 2.4 16 v Flex são os modelos BOSCH, código 0280 156 281 :
As características desse bico que levantei em catálogos e também com o "Overspeed":
Injector type
|
0280 156 281
|
Type
|
EV 6
|
Resistance (Ohm)
|
14,5
|
Operating pressure (kPa)
|
380
|
Q-stat (at operating pressure) (g/min)
|
269
|
Q-stat with 300 kPa (g/min)
|
239
|
Q-stat with 300 kPa (ml/min)
|
341
|
Q-dyn with 300 kPa, ti 2,5 ms (g/1000 Imp.)
|
6,84
|
Spray type
|
E
|
Spray angle alfa-50 (for 2 beam)
|
20°
|
Axial deviation angle (spray bent angle)
|
0°
|
Spray orientation angle
|
90°
|
Spray distribution (area, spray amount)
|
12°-24°¤>30%
|
Allowed fuels
|
E100
|
Version, type
|
Design 96
|
hydr. connection to manifold
|
O-Ring standard
|
hydr. connection to fuel rail
|
O-Ring standard
|
Total length
|
73 mm
|
Outro ponto de destaque é que esses bicos foram projetados para trabalhar com 3,8 bar, mas nos vectras trabalhavam com 3 bar, ou seja, caso queira um pouco mais de potência, ainda tenho uma reserva dentro do que foi projetado, bastando alterar o regulador de pressão.
Pelo alto valor pago por estes bicos, fui questionado no forum XpeedClub, que daria para comprar os bicos Deka de 80 lbs/h. Então expliquei da seguinte maneira:
"Para se ter uma marcha lenta adequada e de fácil acerto é necessário que o tempo de pulso de cada bico injetor seja no mínimo 1,7 ms. Menos que isso, qualquer variação de 0,1 ms trás grandes alterações na mistura. Exemplificando, suponha que estejamos com 1,2 ms para uma lenta que ainda está um pouco pobre, então resolvemos aumentar o mínimo, que é no meu caso (megasquirt), 0,1ms, então aumentaremos para 1,3 ms. Como o dead time médio de um bico desses é de 1,0 ms, quer dizer que daqueles 1,2 ms e 1,3 ms, estamos trabalhando na verdade com 0,2 ms e 0,3 ms, portanto quando se aumenta de 1,2 para 1,3, temos um aumento na mistura de 50%. E ai? Fudeu! Venda os bicos de 80 lbs/h e procure os corretos para seu projeto.
O que agrava no meu caso é que vou fazer a injeção no modo banco-a-banco, não vou fazer sequencial, o que dificulta ainda mais isso que disse acima, pois divide o tempo de injeção do ciclo pela metade.
Como pode ver, não é loucura pagar o preço pelos bicos corretos ao seu projeto."
Algumas fotos da montagem em bancada:
Regulador de Pressão de Combustível, neste caso é do modelo 2.2 16v, mas a pressão de trabalho é igual em todos modelos, basta procurar o que atende a sua flauta e a posição das mangueiras de combustível.
amigão estou querendo montar um corsa duas portas com esse motor 2.4 16v to com duas duvidas, o suporte do motor tem que ser refeito e dá trabalho? o cofre do motor aceita caixa do 2.4 16v ou do astra (F17~F18)? o detran deixa legalizar o motor novo?
ResponderExcluirNo meu caso, que usei o próprio câmbio F15 da picape, só foi necessário fazer um novo suporte do motor, usei os dois originais do câmbio e fiz só o outro. Como tenho máquina de solda de eletroldo revestido, eu mesmo fiz o suporte em casa. Mais para frente posto um tópico detalhando o que eu fiz nessa parte.
ExcluirCom relação aos câmbios F18, dizem que á a mesma situação, quanto ao F23 dizem ser mais complicado, mas quanto a estes casos, como não participei de nenhum caso, nem vi, não darei certeza, mas são muitos casos de F18 no corsa por ai que fizeram somente o suporte do motor.
Com certeza o detran não legaliza.
Tira uma dúvida: Usou o cambio original no bloco familia 2, os semi eixos e homocineticas são originais da pickup, qual o volante do motor e embreagem esta utilizando? O cambio é plug & play no bloco familia 2?
ExcluirSim, câmbio F15 original da picape, a caixa do câmbio casa quase todo, não lembro mais, mas acho que uns 2 parafusos não casaram e deixem sem eles, estes são da parte de baixo.
ExcluirComo o câmbio é original, a posição do câmbio ficou original tb, assim, homicinética e semi-eixo originais podem ser utilizados.
Volante, estou usando um do Astra aliviado (como faz muito tempo que comprei não lembro de qual modelo, mas é um que tem as mesmas furações, dps verifico meus e-mails antigos e te confirmo de qual modelo exatamente é. Embreagem original do Astra 2.0 tb.
Abs.
E ai Weverton, blz?
ResponderExcluirTô acompanhando o andamento do projeto novamente... faz tempo que quero ver essa pick-up andando.
Abraço e sucesso ai!
Tudo bom, amigo!
ExcluirImagina a vontade que eu não estou de ver essa picape andando. Tive que dar um pausa nela pq há algum tempo atrás surgiu uma ótima oportunidade de fazer o meu Opala como está hoje, dai pausei a picape. Mas o Opala já está rodando e agora estou só esperando o mês de junho para comprar tudo que falta, uns 3 a 4 mil de peças ainda, mas não são muitas coisas, são coisas mais caras, tipo injeção MS 2 Racing (1900 reais), Bomba (350 reais), Sonda Wide (600 reais), alguns sensores, alguma adaptação no escapamento e o mais importante e que eu não tenho TEMPO!! Meu e do meu pai que faz toda parte elétrica. Mas a partir do mês que vem começa a andar mais rápido e espero rodar logo com ela para acertar toda fase aspirada!
Abraços. Obrigado pela força!
então sera q esse bico seve para adaptação num versailles a alcool pois não estou encontrando o bico original q é o iw330
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