Chega de passos de formigas, de agora em diante é esforço e sangue nos dedos, sim nos dedos, é onde sempre me machuco! Como prometido para mim mesmo, no fim de maio, comecei a comprar o que faltava para acabar a fase aspirada dessa Picapeta e mostrar ao mundo o porquê desse apelido. O que faltava eram poucas peças, mas de alto custo, como injeção, bomba de combustível, kit sonda wideband, entre outros que ainda não comprei como a bobina e o atuador de marcha-lenta.
Injeção: Injeção programável MS 2 Racing, uma megasquirt produzida pela MS Racing, um produto ideal para quem quer uma injeção com o melhor custo-benefício do mercado, quer funções que nem mesmo a injeção original do motor possui, mas que, assim como eu, não tem conhecimento em montagens de circuitos elétricos/eletrônicos, mas que conhece bem o funcionamento de uma injeção. É fácil de programar? Não, principalmente no primeiro contato com o produto, depois vai pegando o jeito. Mas você quer qualidade ou facilidade? Eu, qualidade, os preparadores, facilidade. E você? Valor: R$ 1.699,00.
Como esse tópico é para mostrar o desenvolvimento da picape, não irei detalhar as características da injeção. Para os mais curiosos, dêem uma checada no site do fabricante.
Fui questionado no passado o porquê de não optar pela injeção original do motor. Realmente, em vários casos de preparação também recomendo o uso da própria injeção original. Mas neste caso, mesmo com o conjunto bloco e cabeçote original, este motor tinha algumas características que não queria no meu carro, como borboleta eletrônica, coletor de admissão de plástico, flex, e o vectra 2.4 16v flex só saiu com câmbio automático, então supus que a injeção original me daria muio mais trabalho do que acertar uma programável. A injeção original desses vectras é a Bosch Motronic ME 7, uma injeção mais moderna e, portanto, mais complexa de se fazer reprogramação.
Sempre quando se abre um projeto para opniões do público, temos que estar preparado para ouvir de tudo. Assim que adquiri o motor, comecei uma extensa pesquisa através de internet e contatando pessoas para saber melhor qual injeção original eu poderia adaptar, então que um determinado sujeito, que se faz aparecer extremamente sábio e experiente, questionou-me por que não optar por carburadores! Enfim, sempre lemos e escutamos de tudo, os menos bobos acharão o caminho mais adequado.
Sonda Wideband: Para um acerto de motor a partir do nada em todas faixas de rotações e patamares de carga, uma sonda lambda narrow band comum não é capaz, como o próprio nome diz, narrow band, faixa estreita, foi produzida e é utilizada na maioria dos carros originais para correções de mistura estequiométricas, nessa faixa ela é perfeita, mas se vc quer misturas ricas e pobres, quer exatidão na mistura, quer resposta rápida, então invista em uma Sonda Wideband, sonda de banda larga. Um kit de bom custo-benefício é o da ODG e foi esta que adquiri. Quando digo kit é o conjunto de sonda Bosh LSU 4.2, mais o condicionador de sinal e para quem quer a leitura direta no painel do carro, um relógio digital. No meu Opala, adquiri só a sonda e o condicionador, já que não quero estragar o estilo clássico do Opala. Para a picape, adquiri todos os 3, na realidade, o relógio já vem com o condicionador embutido. Valor: R$ 625,00.
Bomba de Combustível: A bomba de combustível, assim como os bicos injetores, tem que ter uma atenção especial. Saber qual a pressão que o sistema de alimentação de combustível trabalhará e qual a vazão necessária nessa pressão é o mínimo que devemos conhecer. Bom, lembrando que os meus bicos injetores são os originais do Vectra 2.4 16v, com 31,6 lb/h a 3 bar de pressão. Portanto, a vazão máxima dos bicos injetores são de 126,4 lb/h, colocando uma margem de segurança de 20% para a bomba, então precisamos de uma com 150 lb/h a 3 bar de pressão. Citei isso como um exemplo de como devemos proceder na escolha da bomba, mas no meu caso optei por uma de 340 lb/h a 3 bar já pensando no futuro. Uma grande idéia que a Dinamica bombas está oferecendo é te entregar uma bomba GTI aperfeiçoada para até 12 bar (vazão estancada) já no copo original do seu veículo. E foi esta que adquiri. Imagina a redução de adaptações que terei nesse caso, é basicamente tirar uma e colocar outra, além de checar se a fiação original é específica para seus 5 Amperes de consumo. Valor: R$ 350,00.
Mão-de-Obra: Algo que achei que seria simples, acabei por usar todo o feriado para conseguir. As tarefas eram:
Os semi-eixos estavam com uma cara meio de ferro-velho:
Com quase um dia de serviço, alguns litros de diesel, um pouquinho de tinner, muita sujeira com graxa na roupa, no chão, no rosto, os semi-eixos ficaram com um aspecto melhor.
Hora de instalar. O semi-eixo esquerdo entrou com facilidade e girou sem nenhum contato ao seu redor. O semi-eixo da direita (o maior - do lado do motor) encontrei um problema de adaptação. Como usei o câmbio família 1 F15 em um motor família 2, o semi-eixo não entrava pois encostava em duas partes, uma do bloco e um pedaço da tampa abaixo do bloco que contém a tampa do cárter. Tive que desmontar as duas partes e com uma micro-retífica fazer o desbaste dessas áreas que apresentavam contato. O desgaste ou corte atingiram somente partes que não afetam nada o projeto inicial.
- Colocar o novo cabo de embreagem. Para quem já trocou cabo de embreagem de Opala, trocar o da picape é mais fácil do que achar cárie nos dentes quando se come choquito. Nem mereceu foto, é tirar um e por o outro. E já gastei três linhas do tópico para falar disso!! É simples mesmo.
- Montar os acionamentos da alavanca de câmbio ao dito cujo. Esse precisa de duas pessoas, pois uma pessoa precisa ficar dentro do carro segurando a alavanca do câmbio na posição neutra e a outra pessoa entrar debaixo do carro para conectar os acionamentos ao varão. Uma dica para quem fuçou no câmbio enquanto estava desconectado da alavanca e perdeu a posição correta, como eu, o acionamento que fica direto no câmbio tem três posições no sentido axial, deixe-a no meio, também tem movimento no sentido radial, mas nesse caso é só deixar ele livre que ficará na posição correta. Esse merecia fotos, mas estava sem as minha câmeras básicas e só tinha a profissionnal do meu irmão que não sei nem como liga. Mas se alguém tiver alguma dúvida, é só me pedir que dou um jeito.
- Semi-eixos e Homocinéticas. Aqui o serviço é triste. Comprei novos kit coifas das homocinéticas, já que o carro tem mais de 12 anos e ficou parado uns dois anos, então já que está de fora, mãos à obra.
Os semi-eixos estavam com uma cara meio de ferro-velho:
Com quase um dia de serviço, alguns litros de diesel, um pouquinho de tinner, muita sujeira com graxa na roupa, no chão, no rosto, os semi-eixos ficaram com um aspecto melhor.
Hora de instalar. O semi-eixo esquerdo entrou com facilidade e girou sem nenhum contato ao seu redor. O semi-eixo da direita (o maior - do lado do motor) encontrei um problema de adaptação. Como usei o câmbio família 1 F15 em um motor família 2, o semi-eixo não entrava pois encostava em duas partes, uma do bloco e um pedaço da tampa abaixo do bloco que contém a tampa do cárter. Tive que desmontar as duas partes e com uma micro-retífica fazer o desbaste dessas áreas que apresentavam contato. O desgaste ou corte atingiram somente partes que não afetam nada o projeto inicial.
Depois de finalizado os serviços, seguem as fotos dos semi-eixos montados:
Abraços.
Otimo post, até fiquei com vontade de comprar a MEGA msmo tb pra mim! mesmo que no começo seja dificil o acerto mas é como video game, o cara vai pegando as manhas rsrs.. FLWS.. estou acompanhando.
ResponderExcluir- Felipe Gregori.
RSRSRSRS!
ExcluirDefinitivamente NÃO é como no video-game!
Vc é uma figura mesmo! Abs.
Otimos UPs!
ResponderExcluirBonito de ver tudo sendo feito na raça assim, quando teremos um video do motor roncando? rs
Não conhecia a MS, vale o custo x beneficio pra projetos mais simples? Tenho uma pick up 1.6 T, com uma linha extra de 4 bicos...hoje ta acertada no Dosador HPI(acho horrivel, mas ja peguei assim) e queria dar um acerto mais fino, não sei se partir pra um modulo tão completo assim seria necessario pra um projetinho de rua. O que acha?
Bom, quanto a Picapeta é só mão-de-obra mesmo que falta (praticamente). Quanto tempo gastarei, não dá para saber ao certo, mas estou me esforçando! Não vejo a hora de dar a primeira partida, faz muito tempo que ela está desligada e estou com muita saudade de dar um rolé nela!
ExcluirQuanto a sua picape, projetos simples não tem necessidade de tirar a injeção original, mas é fundamental que o simples seja feito com critério. Tubulações bem dimensionadas, turbo bem dimensionados, gerenciador com atraso de ponto por pressão, intercooler, bicos corretos, bomba correta, etc, etc. Agora, esse ponto de gerenciador com atraso de ponto por pressão é meio carente aqui no Brasil, devemos ter umas 3 marcas e de todas se ouvem reclamações. Em uma MS por exemplo esse ponto seria muito simples de se resolver.
Com relação a MS para um carro de rua/pista é sem dúvida a de melhor custo/benefício. Se um dia for por esse caminho e ter bons conhecimentos de funcionamento de injeção, saber inglês e ter disponibilidade e vontade para se aprofundar nos assuntos, vá em frente e não se arrependerá.
Abs.
amigo, você ten diagrama de conexão da bobina três fios a MS2 ?
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