Falamos no post de matéria técnica anterior sobre Overlap e falar de Overlap e não falar de Lobe Center, deixa o assunto todo incompleto, assim como o Opala 4 cilindros! Brincadeira! Mas que faz falta, faz! :) Então, vamos começar por algumas definições que nos podem trazer algumas confusões, como Lober Center X Lobe Centerline.
Lobe Centerline (LCA) é a linha imaginária que corta o eixo do came em duas partes passando pelo centro do lóbulo ou came e pelo ponto de levante máximo do came como pode ser visualisada na figura abaixo. Portanto, existe um lobe centerline para o came de admissão e um para o de exaustão. O Lobe Centerline representa o ponto de levante máximo do comando após o PMS medidos em graus do virabrequim.
O Lobe Center ou Lobe Separation Angle (LSA) ou, ainda, Lobe Displacement Angle é exatamente o ângulo definido entre o lobe centerline do came de admissão e o de exaustão. O mesmo é medido em graus do comando e não do virabrequim.
Beleza! Definição, OK! Mas e ai? Para que serve esse Lobe Center? Influencia em que? "Em todo fórum que leio dizem para eu pegar sempre um comando com lobe center mais baixo! E eu sempre faço!" Mas, Por Que nunca ninguém pergunta o Porquê, geralmente querem saber o Qual, mas o Porquê, ninguém pergunta! Por Quê? Porque falta curiosidade! Chega de brincar com os Porquês!
O mais importante que devemos saber é que: o Lobe Center é uma característica do comando que permite alterar o Overlap SEM alterar a Duração. Lembram do que foi dito no post do Overlap (releia-o aqui).
Então:- Aumentar o Lobe Center, Diminui o Overlap e Mantém a Duração - Melhor Torque em Baixas Rotações.
- Dimuir o Lobe Center, Aumenta o Overlap e Mantém a Duração - Mais Potência em Altas Rotações.
Vamos brincar com alguns números. Queremos um comando simétrico com duração de anúncio de aproximadamente 270°. Escolhemos uma graduação baixa, pois queremos um carro com lenta estável e com potência/torque disponível a partir dos 1200/1500 rpm, ou seja, um carro forte para rua sem exageros, então, olhando para as faixas de overlap abaixo, devemos ficar na faixa 2.
- Rua - Máximo Torque em Baixa Rotação - Ex.: Comando da Silverado 4.1 6 cil a gasolina.
- Rua - Aplicação Normal, com foco em potência - Ex.: Comando do meu Opala - Comp Cams 268
- Rua - Alta Potência - Ex.: Comando Opala Isky 278 - 525-B
- Rua/Pista - Alta Potência e Torque em baixa prejudicado - Ex.: Comando Opala Isky 298 - 595A
- Pista - Alta Potência e Torque em rotações intermediárias - Ex.: Comandos para Circuito
- Pista Extremo - Máximo de Potência e marcha-lenta e faixa de baixos RPM não existentes - Ex.: Comando para Arrancada
Bom, então podemos variar entre 30° e 60° de overlap. Como as válvulas de admissão e escape são originais, posso abusar um pouco do overlap. Mas, meu coletor de escape é original, então é melhor ficar com um overlap intermediário, algo próximo de 45°. Então, vamos brincar de estimar Lobe Center, lembre-se que temos a equação que relaciona os três parâmetros dados no post anterior.
O resultado da equação nos retorna um valor de lobe center de 112,5°. Como prefiro mais potência em alta rotação, vamos arredondar para 112°. Então, com os dados em mãos ou mandamos fazer um comando com as nossas especificações ou procuramos um que já exista no mercado. Fiz a última e encontrei o Comp Cams 268° com 110° de Lobe Center, onde temos 48° de overlap. Fechou, inclinou um pouco mais para o lado das altas rotações, perfeito! Você pode estar-se perguntando, mas 2,5° de lobe center entre o teórico e o escolhido é muita coisa, mas como disse anteriormente, o lobe center é um variador do overlap, o overlap é o que buscamos e o mesmo ficou bem próximo do desejado.
Algumas atenções devem se voltar para os extremos ou exageros. Podemos fazer um comando com durações de 270° e 70° de overlap, basta reduzir o lobe center para 100°, mas por quê não fazer isso?Porque a redução do lobe center também causa o fechamento mais cedo das válvulas de admissão e isso prejudica o ganho de potência em altas rotações. Ou seja, existem limites!
Variações de avançar e atrasar o comando influencia no lobe center?
- Se o comando é único para admissão e exaustão, a resposta é não. O Lobe Center continua o mesmo, porém o Lobe Centerline modifica. Por exemplo, usando um comando de durações 270° e lobe center 112°, no ponto zero do comando, temos o LCA da admissão e exaustão iguais a 112°, mas se avançamos por exemplo, 5°, teremos o LCA da admissão com valor de 107° e o da exaustão de 117°, mas o Lobe Center permanece o mesmo, 112°, até mesmo pela definição, você já poderia ter a resposta. Mas então, não tem vantagem alguma? Tem sim, você altera os ângulos de aberturas e fechamentos das válvulas, tudo detalhado no post 2.
- Se for utilizado um comando para admissão e outro para exaustão, como os GM 2.0 16 v, então a resposta é sim. Agora basta você escolher o overlap desejado e alterar o lobe center, adiantando ou atrasando os comandos.
Abraços.
Bibliografia:
http://www.hotrod.com/techarticles/camshaft_tips_definitions/
http://www.enginebasics.com/Engine%20Basics%20Root%20Folder/Camshaft%20Timing.html
http://www.tildentechnologies.com/Cams/CamPerformance.html
http://www.popularhotrodding.com/tech/0607phr_camshaft_basics/viewall.html#ixzz1uD7ROdIQ
A teoria é a mesma, mas od dados em números valem pra moto? joaoasm (aroba) yahoo.es
ResponderExcluirAmigo, para falar a verdade, nunca analisei um único comando de moto se quer. Mas como você disse, a teoria é a mesma. Com mais tempo vou dar uma analisada em alguns comando de motos para não dar tiro no escuro. Abs.
ResponderExcluirTirei o chapéu para a explicação! Gosto bastante da técnica para se chegar ao resultado final. Me arrisco até a dizer que prefiro mecher e acertar motor do que acelerar!
ResponderExcluirParabéns pelo post.
Abraço
Obrigado pelos elogios, Zé Poletto!
Excluir3.
ResponderExcluirRua - Alta Potência - Ex.: Comando Opala Isky 278 - 525-B
4.
Rua/Pista - Alta Potência e Torque em baixa prejudicado - Ex.: Comando Opala Isky 298 - 595A
cara to em duvida quero um motor forte vo compra um 6cc o meu e 4 mas fiserao eu muda de ideia queria abri as válvulas adm por um escape 6x2 balanceiros roletados molas isky quen sabe uma speed 44 ou três pra fazer viagens longa e da umas puxada na cidade o que vc indicaria desses dois comando e qual o lobe ideal pra ter um overlap excelente vai depender das válvulas de adm e quanto ela vai abrir os balanceiros tem com vários pontos isso é muda as aberturas de válvula me da uma dica vo começa compra as peças inclusive o motor no aguardo parabéns pelos cinco tópicos excelente
Olá, Leandro!
ExcluirTudo depende muito de qual potência deseja ter, mas pelo que entendi, seu desejo é ter um carro para rua, mas que seja forte, por esse ponto eu utilizaria no máximo o 525-B e buscaria outras formas de ganhar potência que não seja através da rotação. Também não utilizaria 3 Webbers, Webber 44 é um carburador muito sensível e mais voltado para competição, tem que ter muita paciência e experiência para trabalhar com eles.
Abs.
valeu amigo pela dicas ate mais
ResponderExcluirAmigo, o comando comp cams 252H é muito fraco? ele tem a seguinte caracteristica: 206 graus a 0.50, lob 110. Ele é mais fortinho que o 250s um pouco?
ResponderExcluirSe comparar com o comando comum do 4.1, ele é bem melhor. Esse comando é um pouco mais agressivo que o 250-S, tem 8 graus a mais de overlap e a vantagem de utilizar tuchos hidráulicos. Eu considero esse comando com um "limite" para carros de rua mais pesados, como C-10, por exemplo, para o Opala eu considero o meu, que é o 268-H. Mas se apareceu para você por um preço bom ou uma oportunidade boa de negócio, vale a pena a utilizá-lo desde que vc esteja usando o comando comum do Opala, se já for o 250-S, o custo benefício já fica pequeno. Abraços.
ExcluirExcelente explicação! Mas fica uma pergunta que não quer calar, e pra turbo ?? Exemplo: um comando 278º A /268º E com lob center 114º, overlap 47º, 23ºadm abre e 24º escape fecha. Esse comando não deveria ser o contrário p/ turbo, sendo 268º A/278º E??!! De qualquer maneira, como ficaria pra rua??!! Obrigado desde já! Abraço!
ResponderExcluirOlá, Thiago! Tem um post sobre comandos para turbos, dê uma lida:
Excluirhttp://spartaepa.blogspot.com.br/2012/12/comandos-em-acao-voce-sabe-tudo-que.html
Valeu.
ola boa tarde tenho um opala 6cc e gostaria de dar uma apimentada nela pra rua quero uma carro com lenta boa mas que tenha uma boa pegada que mostre a cara do opala mesmo estou usando ja uma weber44 distribuidor eletronico cabeçote original e gostaria de saber de vc qual melhor comando pra eu coloca no meu opala
ResponderExcluirParabéns pela excelente aula!!!!
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