Retomando as atualizações do blog, quais são seu maiores interesses?

sábado, 16 de março de 2013

Picapeta - Testando a tração



Aproveitando que a Picapeta está em pleno funcionamento, apesar de não estar totalmente finalizada, resolvi fazer uns testes de aceleração em uma pista bem tranqüila. Como a Arrancada de Goiânia está se aproximando, a idéia é começar a levantar dados de tempo e datalog das puxadas, para ir aperfeiçoando o conjunto. No entanto, uma falha das sinapses do meu cérebro não me fez lembrar de levar o notebook para aquisição de dados da injeção e fui lembrar disso quando já tinha saído de casa, então fica para a próxima.

Fiz três puxadas de 402 m. Apesar de a picape estar acelerando bem, para uma competição, mesmo na Desafio, preciso de mais, melhor, de menos, menos tempo, mais tração. Para esse primeiro teste, tentei focar mais no controle de tração, que no meu caso é no pé. Está muito ruim. Devo passar uns 150 m da pista destracionando, acho que vou comprar aqueles pneus que soltam fumaça colorida e começar a fazer espetáculo, rsrs! Dêem uma checada no vídeo.


 
Vale dizer que não fiz nada de especial para esse primeiro teste, pois quero ir testando cada detalhe e comparando tempos. Observações que devem ser consideradas:

  1. Rodas e Pneus de Rua – 195/45 R16 – Pirelli. O conjunto roda/pneu é pesado, o pneu tem altura muito baixa e é extremamente duro.
  2. Amortecedores e Molas originais – Nem preciso comentar nada aqui.
  3. A caçamba está sem lona e não abri a tampa traseira – Aerodinâmica prejudicada.
  4. O tanque de combustível estava com quase 25 L.
  5. Não tirei nenhuma massa extra do carro, fui com estepe, macaco, etc, tudo que uso no dia-a-dia.

Bom, quanto aos tempos, começarei a divulgar a partir do próximo vídeo, conforme for melhorando, assim, acompanharemos cada evolução do carro. Não vamos ser ansiosos hein! O próximo vídeo sai dentro de duas semanas.

Abraços.

Um comentário: